sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Post nº 22


A  TÉCNICA  DO  ROMANCE  HISTÓRICO  DE  GUERRA  E  DE  AVENTURAS

ENTREVISTA  AO  JORNALISTA  RENATO  LIMA  PARA
A  REVISTA  LITERÁRIA  CONTINENTE


Capa e contracapa da 1ª ed. do romance histórico "Memórias Íntimas de Flávio Aécio", publicado
em 2ª ed. com o título "Memórias Íntimas de Flavius Marcellus Aetius"


Para adquirir estes livros clique acima em nossa Livraria Virtual


         
O culto jornalista Renato Lima está atualmente nos Estados Unidos fazendo o seu mestrado na Universidade de Illinois, onde eu também já estudei. Ele me entrevistara anos atrás no seu prestigioso programa CAFÉ COLOMBO, com o qual movimenta o cenário literário pernambucano todos os domingos na Rádio Universitária da UFPE e no excelente site http://www.cafecolombo.com.br/ na internet, onde o que há de melhor em livros e no mundo das idéias é exposto e debatido. 

Desde então nos tornamos bons amigos e há alguns meses ele veio de férias ao Recife, dando-me não só o prazer de uma visita, mas também o de uma entrevista para a edição de novembro passado do SUPLEMENTO CULTURAL PERNAMBUCO, o qual é distribuído junto com a Revista CONTINENTE, uma das melhores do país na matéria.

A entrevista versa no geral sobre como eu entendo o gênero literário romance histórico e no particular sobre os meus livros "O SENHOR DOS DRAGÕES' e "MEMÓRIAS ÍNTIMAS DE FLAVIUS MARCELLUS AETIUS", publicados pela "Editora Bagaço" e lançados pela "Livraria Cultura" em agosto último. Gostei muito do formato sucinto, leve e inteligente que o Renato deu ao nosso longo "bate-papo", transformando-o em entrevista, gênero literário hoje quase esquecido, mas do qual ele é mestre consumado, como demonstra abaixo. Tenham todos uma boa leitura. 




Espero que esta entrevista tenha sido útil aos que pretendem se dedicar ao duro ofício de escrever ou apenas entender melhor o cansativo e complexo mecanismo da criação literária. Como disse o poeta, "escrever faz suar a alma"!



Nenhum comentário:

Postar um comentário